COMO FAZER SINOPSE PARA EDITORA?
A sinopse para as editoras chega a ser a sinopse mais difícil de ser elaborada, isso porque essa sinopse tem certas regras que não são apreciadas na sinopse para os leitores. O interessante é que a sinopse para as editoras é a porta de entrada da tua obra para uma determinada editora. É uma sinopse que visa testar a criatividade e competência do autor.
Enquanto que uma sinopse para os leitores é exatamente “para os leitores”, a sinopse para editoras é “para as editoras”. Mas, por que é tão importante escrever uma sinopse para as editoras? Por que as editoras exigem uma sinopse acompanhada com o original da obra?
Para entender isso é simples, as editoras são bombardeadas com pedidos de publicação de livros e isso deixa os editores e agentes literários sem tempo para ler todas obras enviadas. Por exemplo, uma editora que recebe mais de três livros por dia não terá como ter o controle total para ler todos os livros enviados, fazer isso leva tempo. Será impossível a editora ler todas obras e responder a tempo para cada escritor, daí a necessidade de escrever uma sinopse para editoras, porque é essa sinopse que faz com que a editora poupe tempo e esforço e não perca tempo lendo livros que não dariam em nada no futuro. Se você não conseguir convencer a editora na sinopse o teu livro não será lido por eles e não será publicado também.
Como escrever então a sinopse para as editoras?
Na sinopse para as editoras você deve resumir toda a trama de sua obra do início ao fim, de maneira a apresentar de forma concisa, coerente e criativa todo o teor de seu livro. Você vai precisar jogar toda a criativa nisso e fazer com que a editora queira ler o livro enviado por ti. Algumas editoras ou agências literárias usam este critério: é pedido ao escritor que envie o original da obra com uma sinopse anexada. Antes do livro ser lido, a editora primeiro lê a sinopse e, através dela, será determinada o futuro. Se a sinopse não revelar a competência criativa do escritor a obra ficará na miséria e não será lida. Logo, a primeira coisa que você deve ter em mente antes de sentar para escrever a sinopse é ter exatamente uma obra bem contada com uma narrativa envolvente. E mais, a sinopse para as editoras obedece um critério importante: ela tem um padrão definido. Qual é o padrão?
Abra o word em seu computador, mantenha a folha A4, fonte Times New Roma 12, espaçamento 1. Sim, esse é o tamanho ideal da sinopse. Em uma única folha A4 você deve resumir todo o livro — é possível sim, mesmo que o livro tenha mil páginas. Outra coisa é que as sinopses devem ser escritas na terceira pessoa e no presente, como nos exemplos que serão dados aqui. Não importa se a obra é contada na primeira pessoa, a sinopse é feita na terceira e no presente.
A vantagem de obedecer a esse critério é que, nessa formatação, você não rouba muito tempo da editora na hora de ler a sinopse. Escuta, editores e agentes literários são muito ocupados e geralmente têm sempre textos para ler, se você ser criativo e escrever uma sinopse curta que conta toda a história do livro de maneira resumida, você sai a ganhar.
Mas, atenção! Você não precisa escrever logo toda sinopse em uma página só, você pode escrever até duas ou mais páginas, mas, depois, vai editando e cortando parágrafos desnecessário até atingir o tamanho ideal.
Como começar a sinopse, o que colocar no primeiro parágrafo?!
Wlange Keindé, escritora, cientista social e criadora do Ficçomos sugere que você comece “contextualizando o enredo”. Onde acontece a história? Em que parte do mundo? Luanda ou Cabinda? Brasil ou Portugal? Planeta terra ou Marte? Ou seja, como diz W. Keindé: “logo no primeiro parágrafo de sua sinopse você já deve dar essa contextualização ”. E, para fazer isso no primeiro parágrafo, você não precisa escrever: “Este livro conta a história de Jorge, acontece em Luanda e blá, blá, blá...” Não, você não precisa escrever assim, você tem que ser criativo, você pode optar em: “Jorge é um jovem luandense que vive com a tia no Golf 2, pois perdera a mãe quando ainda era muito novo...” ou ainda “Jorge, rapaz culto e bem devoto em suas crenças, apesar de viver no Golf 2 tem costumes de um patife europeu...” Usando esse estilo você contorna o paradigma — o editor ou agente literário que ler uma sinopse que contextualiza a trama de maneira criativa só terá uma opção: continuar a leitura com a expectativa de que a história tenha muito a oferecer.
Outro truque é colocar imediatamente o protagonista em destaque usando dois ou três adjetivos que marcam o mesmo, como no exemplo: “Jorge, rapaz culto e bem devoto em suas crenças, apesar de viver no Golf 2 tem costumes de um patife europeu...” Ou ainda “Mbosso, professor de química quântica, preguiçoso, mas criativo, sua preguiça tem feito ele encontrar sempre uma maneira fácil de resolver as coisas...”
Fale também de outros personagens, como os coadjuvantes, usando o mesmo critério — e sempre mencionar ou deixar claro a relação entre o protagonista e o outro personagem que aparecer na sinopse. Quem é esse outro personagem que surgiu na sinopse ao lado do protagonista? É um namorado? Amigo, colega, familiar ou outra coisa?
Nessa fase, você deve também nomear os personagens, mas apenas aqueles importantes mesmo. É importante falar sempre primeiro do protagonista e apenas depois dos coadjuvantes e vilões.
Se você já fez a contextualização da trama, apresentou os personagens, o que resta é mostrar o conflito principal da trama. O que é que aconteceu no livro?
Talvez você pergunte, o que é um conflito principal? Bem, W. Keindé define como o “primeiro ponto de virada da trama, quando o protagonista vive uma vida bem chata e normal quando, de repente... ” isso é o conflito principal. Nisso você também deve mencionar os dilemas que o protagonista deve passar, sempre conotando o por que desses dilemas serem desafiadores. Esses dilemas vão testar as crenças e convicções do personagem? Vão fazer o quê com o coitado? Mostre o por que de você colocar um conflito tão desafiador sobre o personagem naquele momento da narrativa. Também, outra coisa que aprendi muito com a W. Keindé é que você deve colocar as motivações e convicções de seu protagonista em evidência na sinopse.
Resumindo, mostre para o editor que você conhece a tua obra, mostre que a obra escrita por ti deve ser publicado porque você sabe exatamente o que escreveu. Procure mostrar que os teus personagens transmitem vida, mostre que toda trama é envolvente sem ser chato, escreva a sinopse sem colocar muitos detalhes. Você não está narrando a história ainda, você quer convencer uma pessoa a ler a narrativa, seja breve, conta tudo que precisa ser contado, incluindo o desfecho do livro — como tudo acabou? O vilão venceu? Qual a lição do livro? O protagonistas resolveu o conflito principal? Houve mudanças?
♻ Escrito por Bondi Kiala, escritor de ficção, editor, diagramador, um dos fundadores da Input-editora e criador do Bondiy.
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